A ARTRO deseja a todos um Feliz Natal e um 2011 repleto de três coisas: saúde, saúde e saúde.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
SURFANDO NAS ONDAS DA PREVENÇÃO.
Muito embora não haja números no Brasil, tem se observado um aumento nos casos de lesões causadas pelo surfe. Mesmo sem um estudo formal, as altas taxas de lesões podem ser explicadas pela popularização da prática no litoral brasileiro e pelas mudanças no perfil dos surfistas - que passaram a praticar o esporte por muito mais tempo ao longo da vida.
E não é só essa a explicação. As transformações na estrutura da prancha e o aumento da idade dos praticantes também são fatores que mudaram o perfil do esporte no país. Hoje, não é incomum observarmos senhores beirando a quinta década de vida se equilibrando entre uma onda e outra. Em toda a costa brasileira, estima-se, são cerca de 800 mil surfistas, entre amadores e profissionais. E o aumento do número de surfistas com problemas é tão expressivo que já existe até um grupo de estudo criado em Florianópolis para avaliar esse crescimento indesejado.
Além dos traumas causados por quedas e batidas na prancha, há também prejuízos causados pelo esforço repetitivo de algumas articulações durante a remada - durante uma hora de surfe, o esportista passa cerca de 40 minutos sobre a prancha, remando - e na hora de pegar onda, que podem sofrer sobrecarga e desgaste. As áreas mais atingidas são coluna, quadril, ombros e joelhos. Os movimentos constantes de rotação da bacia e dos joelhos com um pé fixo na prancha, durante as manobras sobre as ondas, são as principais origens das lesões.
Com essa percepção, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia fez um alerta para o alto risco de lesões em músculos e articulações por causa do esporte. Para prevenir esses danos, praticantes do surfe devem realizar exercícios que não fogem da orientação de outros esportes: alongamento e aquecimento antes de entrar na água e fortalecimento da massa muscular para suportar as exigências do esporte.
Assinar:
Postagens (Atom)