segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

COM OS PÉS NO CHÃO.

Para quem pratica corrida habitualmente, nada mais importante para evitar lesões do que um tênis macio, confortável, que se adapte bem à pisada e com um moderníssimo sistema de amortecimento, certo? Bom, até dias atrás ninguém ousaria dizer o contrário. Mas um grupo de médicos dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Quênia colocaram uma pedra dentro dos tênis de última geração.

Essa semana eles publicaram um estudo na renomada revista científica Nature onde comprovam que as pessoas que correm descalças tendem a distribuir melhor o impacto causado pelo exercício. Por desenvolver um estilo diferente de correr, esses atletas sofreriam menos com o impacto dos pés no chão e, indiretamente, teriam uma menor possibilidade de lesões nos membros inferiores. E tem mais: eles afirmam ainda que esse tipo de corrida causa menos impacto que simplesmente andar. Quando se sabe que um corredor bate o pé no solo cerca de 600 vezes por quilômetro e que 30% deles tem ao menos uma lesão por ano é que se vê esse tipo de pesquisa pode causar alvoroço nos hábitos dos amantes da corrida.

E o motivo é, até certo ponto, simples: quando corremos com tênis, normalmente é o calcanhar que encosta primeiro no solo, até por uma indução do modelo do calçado, que possui um amortecimento maior nessa região. Sendo assim, há uma área de contato restrita pra descarregar o peso corporal, onde a força do impacto pode chegar até três vezes o peso da pessoa. Já quem corre descalço põe primeiro a região anterior (ou toda a planta) do pé no chão. Como conseqüência, isso gera uma área maior de contato, distribuindo mais homogeneamente o impacto da pisada.

É claro que isso não significa que tenhamos que abandonar nossos tênis modelos 2010, acenando com tristeza quando eles partirem nos caminhões do Lixo que não é lixo. Mesmo porque como o estudo acabou de sair do forno, não há pesquisas que comparem o número de lesões dos corredores com e sem tênis. E ainda que, eventualmente, seja favorável aos “sem-calçados”, também parece ser difícil ver centenas de pezinhos livres, lépidos e fagueiros correndo nos parques da cidade. Mas que isso vai trazer alguns questionamentos à tona, isso vai. Aguardemos os próximos capítulos.
Atualização: O tema realmente é polêmico. Até a Globo se interessou pela pesquisa feita em Harvard. Assista reportagem sobre o assunto no Esporte Espetacular de ontem (07/02/2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário