sexta-feira, 23 de abril de 2010

TIRA DÚVIDAS PRP


Devido ao grande número de emails recebidos nas últimas semanas sobre as possibilidades de uso do Plasma Rico em Plaquetas, gostaríamos de dirimir algumas dúvidas que nos pareceram frequentes:
1 - O uso do PRP não substitui a cirurgia numa lesão ligamentar do joelho. Pacientes com lesão completa do ligamento cruzado anterior tem indicação cirúrgica em sua imensa maioria. O PRP pode ser utilizado durante a cirurgia, como um coadjuvante no aceleramento da cicatrização.
2 - O mesmo vale para rupturas meniscais. O uso exclusivo do PRP não resolve o problema.
3 - Nem todas as doenças de origem inflamatórias e/ou degenerativas não articulares tem indicação de uso do PRP.

4 - Não há uso descrito do PRP na literatura para o tratamento da fibromialgia.
5 - Não há indicação do uso exclusivo do PRP em artrose.

19 comentários:

  1. Prezados,


    Tenho algumas perguntas referente ao tratamento do PRP.

    1. O procedimento pode ser aplicado em casos de rompimento total de ligamentos no Joelho, ou somente parcial?

    2. Quantas seções (aplicações) são necessárias geralmente.

    3. Quanto tempo demora para o ligamento se regenerar?

    4.Tem que ficar em repouso ou dá para continuar a atividade normalmente?

    5. PRP pode ser usado também para lesões de Menisco?

    ResponderExcluir
  2. O PRP não substitui a necessidade do tratamento cirúrgico no caso de ruptura completa do ligamento cruzado anterior - assim como em lesões meniscais -, porém pode ser utilizado durante a cirurgia para diminuir o tempo de recuperação pós operatória.

    ResponderExcluir
  3. ola boa noite estou com um problema. na verdade e mais uma duvida, ja fiz duas RNM e na primeira deu lesão do menisco medial, cisto de baker e derrame medio na segundo o laudo foi o seguinte cisto de baker derrame articular e sinais de bursite.
    sendo que na primeira quando fiz o joelho nao estava inchado e na segunda estava bastante inchado
    comecei a sentir dor no ano passado em janeiro ja fiz fisioterapia tomei varios remedios e nada quando nao ta inchado eu nao consigo caminhar direito o joelho fica indo pra traz e e rangendo e so doi quando eu tenho que subir ou descer escadas ou me abaixar, quando ta inchado doi o tempo todo so nao fica quente nem vermelho
    gostaria de sabe se esse caso a lesão pode ser indentificada como bursite ou nao ,uma coisa e diferente da outra estou pendsando em fazer uma outra RNM

    ResponderExcluir
  4. Bom dia fnoronhas:

    Provavelmente o seu maior problema é e lesão de menisco. Seria interessante e muito importante você ter uma reavaliação médica para saber o grau de lesão meniscal e avaliar a necessidade - ou não - do tratamento cirúrgico.

    ResponderExcluir
  5. bom dia Dr fiz uma outra RNM e deu esse resultado

    derrame articular com proliferação sinovial (sinosite traumatica
    pequeno cisto de baker com proliferação sinovial e sem interior
    cartilagem paletar e femural afiladas
    ligamentos cruzados e, paletar e tensão quadricipital preservados
    meniscos sem sinais de ruptura
    protusão do corno posterior e corpo do menisco medial
    poderia me dizer se e caso para cirurgia ou nao pois ja fiz fisioterapia e nada.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia fnoronhas:

    Veja bem: você tem 3 resultados de RM e todos com laudos diferentes. Essa é mais uma prova que nenhum exame substitui a história do paciente e um bom exame físico. Sugiro que você procure um especialista para reavaliar seu caso e orientá-lo da melhor maneira possível.

    ResponderExcluir
  7. desculpe incomoda-lo mas que especialista eu devo procurar um ortopedista ou traumatologista
    pois ja fui a 2 traumatologista e ambos diseram que era menisco

    ResponderExcluir
  8. Procure um ortopedista com especialização em cirurgia do joelho.

    ResponderExcluir
  9. ESTOU COM LESÃO MENISCAL E DE LIGAMENTO COM DERRAME MODERADO ESTOU COMEÇANDO A FAZER FISIOTERAPIA,MAS MEU JOELHO ESTÁ TRAVADO, COMO ESTOU TRATANDO PELO SUS É TUDO MUITO DEMORADO ,FIZ A RESSONÂNCIA É DISSERAM NÃO SER NECESSÁRIO UMA CIRURGIA,MAS DUVIDO MUITO QUE ESSE JOELHO VAI DESTRAVAR SÓ COM FISIOTERAPIA,O PIOR É QUE PRECISO VOLTAR A TRABALHAR,MINHA DÚVIDA É SE NO MEU CASO É OU NÃO NECESSÁRIA A CIRURGIA, SE ME DERAM DIAGNOSTICO ERRADO,OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  10. fiz uma ressonancia e estou com lesão no menisco medial e ligamento é caso cirurgico ou só a fisioterapia resolve o travamento do joelho

    ResponderExcluir
  11. Carla, isso depende do grau da lesão meniscal e de qual ligamento você lesou.

    ResponderExcluir
  12. Célia, se você tem todas estas dúvidas em relação ao seu tratamento, seria interessante tirá-las ou com seu médico, ou então consultar um outro profissional para saná-las. Não há condições de dizer se o seu caso é cirúrgico ou não apenas pelo que você nos informou.

    ResponderExcluir
  13. olá meu nome é thiago eu sou jogador de futebol e estou com uma tendinite patelar sinto dores na frente e atraz do joelho.quero saber se esse tratamento do prp é indicado para cusa desse tipo de tendinite.e quantas aplicaçoes vou ter q fazer para ter efeito total da cura?obrigado

    ResponderExcluir
  14. Thiago, uma das principais indicações do uso do PRP é nas tendinites, na patelar em especial. Normalmente é realizado apenas uma aplicação.

    ResponderExcluir
  15. boa noite tenho um problema nos 2 joelhos a cartilagem que fica debaixo da rotula esta com um desgaste (buraco), o tratamento com PRP seria uma boa saida

    ResponderExcluir
  16. eu gostaria de saber se ha a possibilidade de fazer uma infiltração de PRP em uma osteíte pubica?

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso não tenha melhorado com o tratamento com fisioterapia, é uma opção de tratamento. Sugiro que seja marcada uma consulta para podermos avaliar o seu caso.

      Dr. Álvaro Chamecki

      Excluir
  17. Ola, boa tarde ! Ha algum tempo ando tendo dores muito fortes e fisgadas no coccix, no pubis (pelve), e principalmente na lombar. Achava que era muscular, ate que fiz pelo sus uma tomografia da coluna espiral que pediram na emergencia e recebi o resultado essa semana , e no laudo do exame diz que tem ABAULAMENTO DISCAL DIFUSO EM L4-L5 , COMPRIMINDO O SACO DURAL E REDUZINDO A AMPLITUDE DOS FORAMES NEURAIS CORRESPONDENTES. O que é isso ? Doença na coluna ? Essas dores que eu sinto sao por causa desse abaulamento ou é uma distensao muscular como eu achava que fosse ? Isso é grave ?Por favor me ajudem, eu nao entendo, nao tenho plano de saude, estou pelo sus e a fila de espera é muito grande e eles ainda nem estao marcando ortopedia, por favor me deem uma luz e algum analgesico que alivie essas dores pelo amor de Deus !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      O laudo da tomografia não mostra alterações importantes. Protrusões são muito comuns.
      Para fazer um bom diagnostico e definir um tratamento o ideal é fazer um bom exame clinico e ver se os sintomas tem relação com esta protrusão ou não.
      Caso queira, fazemos valor de consulta Sinam. Mas em principio não é nada grave.
      Fico a disposição.
      Obrigado

      Dr. Luiz Gustavo - Especialista em Cirurgia da Coluna da Artro Clínica.

      Caso queira marcar a consulta, favor ligar para agendar através do Tel. 41 33405500.

      Excluir