quinta-feira, 1 de abril de 2010

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO


Como disse no post anterior, um dos assuntos mais comentados no Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho foi sobre a utilização da viscossuplementação, que é uma nova medida terapêutica que vai nos auxiliar no tratamento da osteoartrite (artrose).


Aos detalhes: existe dentro das articulações uma substância chamada ácido hialurônico que é um componente do líquido sinovial, que protege a cartilagem de danos mecânicos e também evita processos inflamatórios, retardando o processo degenerativo. Em algumas articulações essa proteção está bastante diminuída, o que causa o efeito inverso: inflamação e degeneração. Existe no mercado - com vários nomes comerciais - uma espécie de gel, que já vem pronto em ampolas, para ser aplicado dentro da articulação do joelho. Essa substância - obtida sinteticamente das mais variadas origens e chamada de hialuronato de sódio – existe há alguns anos e só agora vem sendo utilizada de maneira mais ampla. A novidade é que agora foram apresentados um grande número de casos e experiências pessoais de médicos do Brasil e do exterior que corroboram seus benefícios.


Alguns estudos mostram que o ácido hialurônico restaura o metabolismo e protege a cartilagem, além de reverter o dano causado por fatores inflamatórios


É mais uma possibilidade que se agrega ao leque de tratamento dessa doença, extremamente comum após os 50 anos de vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário