quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ALONGAMENTO?

É muito claro que alongamento antes e depois da atividade física só traz benefícios, certo? E que não fazê-lo pode acarretar sérias conseqüências à saúde, como dores articulares e uma maior predisposição a lesões musculares. Concordam? Antes fosse tudo tão simples assim...
Publicadas há poucas semanas, mais uma pesquisa confrontou dados sobre alongamentos. Esta demonstrou que alongar-se antes e depois do exercício não previne lesões e que intensos alongamentos podem prejudicar o desempenho em atividades que precisam de força muscular.


O estudo foi realizado com dois grupos: um fazia alongamentos antes e depois dos exercícios e no outro somente o exercício, sem alongamentos. O que os pesquisadores concluíram é que não houve diferenças estatisticamente significantes entre os dois grupos. Eles enfatizam o seguinte: o alongamento deve ser feito em horário separado da atividade física, e não imediatamente antes ou logo depois.


O alongamento antes da prática de um esporte ou da musculação pode reduzir o desempenho caso seja muito intenso. Portanto, ao realizar exercícios de alongamento antes de outros
tipos de exercícios, esses devem ser leves. Assim, se você está acostumado a se alongar antes da atividade, pode continuar, mas pegando leve para não se prejudicar.


Muitas pessoas se alongam após a atividade física para evitar as temidas dores musculares tardias. Após o treinamento, quando a musculatura está cansada, caso sejam realizados exercícios de alongamento, eles também devem ser leves. Há casos em que o alongamento pode piorar as dores musculares pós exercícios.
Essa orientação médica para a realização de alongamento antes da atividade foi por muitos anos indicado justamente para prevenir lesões, mas isso é controverso já há algum tempo. Antes de toda atividade física, seja ela leve, moderada ou intensa é essencial realizar um aquecimento para preparar o corpo para iniciar a atividade, mas não há indícios de que o alongamento também seja necessário.


É verdade que esta não é a primeira vez que somos confrontados com dados que questionam o alongamento. Mas é inédita a sugestão de mantê-los em horários distinto da atividade física. Não é o caso de parar por completo ou ainda usar isso como desculpa pra manter – ou diminuir – aquele alongamentozinho “migué” de antes da pelada semanal. Músculo alongado continua sendo importante para manter a flexibilidade, que é essencial para o exercício.
Ao realizar essa atividade, a dica é a seguinte: alongue por 30 segundos e descanse por outros 30. Repita pelo menos cinco vezes para cada grupo muscular. Evite movimentos de vai e vem, que forçam muito a musculatura.


E de nada adianta fazer isso uma vez por semana. O ideal é que a realização do “sacrifício” seja repetida ao menos três vezes em sete dias. Só assim você terá uma resposta satisfatória.

Um comentário:

  1. Parabens pela materia, bem esclarecedora estarei imprimindo e levando na academia que teino!
    Lanzoni

    ResponderExcluir