segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Dor nas costas pode ter origem no estresse do trabalho

 

Uma rotina de trabalho estressante pode ser a causa da dor nas costas de muita gente. Um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que as pessoas estressadas acabam usando os músculos errados na hora de pegar alguns objetos. Se essa pessoa for levantar algo pesado, pode acabar com uma dor nas costas.
 

 
Além disso, os pesquisadores acreditam que algumas pessoas com certos tipos de personalidade têm maior tendência a dores nas costas.
Esse é o caso das pessoas mais introvertidas – descoberta que deixou os cientistas intrigados.

Experiência
Para entender como se desenvolve a dor nas costas, os cientistas da Universidade americana selecionaram um grupo de estudantes com diferentes personalidades.
Eles receberam a tarefa de levantar uma caixa de 11 quilos a uma certa velocidade, e ao mesmo tempo usar um aparelho que detectaria exatamente que músculos seriam usados.
Na primeira metade do experimento, os estudantes receberam o incentivo e o apoio de outras pessoas, com palavras de encorajamento. Eles puderam também ouvir suas músicas favoritas. Depois, porém, o responsável pelo experimento começou a tratar alguns estudantes de modo diferente, deixando-os sozinhos por um instante e, ao voltar, fingindo estar de mau-humor. O supervisor então desligou a música e passou a criticar os estudantes, dizendo que não estava feliz com o desempenho deles.
A partir desse ponto, os mais introvertidos começaram a regir, usando os músculos errados para carregar o peso.
   
Frustração
Segundo o professor William Marras, um dos responsáveis pela pesquisa, a pressão sobre a coluna aumentou quase 14% no caso dessas pessoas, enquanto a pressão do peso para os lados aumentou 27%.
“Se eles tivessem continuado a levantar o peso daquela forma, eles poderiam ter desenvolvido problemas nas costas”, explicou o cientista.
Para o professor, isso aconteceu porque os introvertidos tendem a reprimir seu sentimento de frustração.
Também tiveram uma reação semelhante aos introvertidos as pessoas com personalidade inquieta, que não gostam de atividades repetitivas.
Agora, os cientistas querem realizar a experiência num ambiente de trabalho.
 
Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário