terça-feira, 16 de abril de 2013

FRATURA POR ESTRESSE

Por: Dr. Guilherme Barroso, especialista em joelho da Artro Clínica.

A fratura por estresse foi primeiramente descrita em soldados prussianos em 1855. Esta condição acontece por uma alteração no metabolismo ósseo devido a sobrecarga causada por exercícios físicos. Nossos ossos estão em constante formação e degradação. É a alteração deste equilíbrio, entre a quebra e a formação óssea, que faz com que surjam as microfaturas que caracterizam a lesão por estresse.
Os ossos mais comumente afetados são a tíbia, os metatarsos e o calcâneo. Estes ossos sofrem com o impacto indireto e direto, respectivamente, durante as atividades com impacto (corridas, saltos, aulas de jump, etc.).
O sintoma mais comum é a dor após as atividades físicas, que alivia com o repouso e piora com o retorno a atividade. Esta dor pode ser difusa ou localizada no local da fratura. A fratura por estresse normalmente não chega a romper a cortical óssea, ou seja, é uma lesão óssea, mas que não necessariamente aparecerá no exame de raio-x como um traço evidente de fratura. O exame padrão para sua detecção é a ressonância magnética que pode mostrar alteração óssea sugestiva de fratura.
O tratamento dependerá do grau da lesão, podendo variar de suspensão da atividade que gera impacto ou retirada do apoio sobre o membro afetado até a consolidação e cura da fratura.

9 comentários:

  1. romper o LCA de novo é normal?
    e não sentir dor nenhuma...
    lca rompido completamente...

    rompi fiz cirurgia 1 ano depois rompi novamente
    a 1° lesão muita dor...a outra não sentir quase nenhuma dor muito diferente mais RM rompi novamente!!

    ResponderExcluir
  2. O NEOLIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR( NEO- LCA), INDEPENDENTE DO ENXERTO ESCOLHIDO ( TENDÃO PATELAR, FLEXORES, TENDÃO QUADRICIPITAL,...) É EM TORNO DE 3 VEZES MAIS RESISTENTE QUE O ORIGINAL. MAS POR FATALIDADE ( NOVO TRAUMA) OU EVENTUALMENTE RELACIONADO A TÉCNICA CIRÚRGICA, ELE PODE VIR A ROMPER NOVAMENTE.
    NÃO SENTIR DOR NA RE-LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA), ASSIM COMO NÃO FAZER DERRAME ARTICULAR ( JOELHO INCHADO) É COMUM! É NECESSÁRIO AVALIAR SE A RE-LESÃO É DE FATO DECORRENTE DE UM NOVO TRAUMA (TORÇÃO), OU SEJA RE-LESÃO AGUDA... OU SE ELA É DECORRENTE DE UM PROCESSO CRÔNICO QUE NÃO TINHA SIDO INDENTIFICADO OU EXIGIDO DE ACORDO COM AS DEMANDAS FÍSICAS.

    DR. MURILO SANTOS
    ESPECIALISTA EM CIRURGIA DO JOELHO

    ResponderExcluir
  3. muito obrigado pela esclarecimento!! só mais uma duvida na primeira lesão onde rompi o LCA foi em uma instrução Militar
    onde eu tive que continuar por mais 3 dias com muito exercícios militares e foi lesando cada vez mais pode ter prejudicado as estruturas do joelho? e a nova lesão foi muito estranha praticamente correndo em linha reta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lesão do ligamento cruzado anterior muitas vezes ocorre associada à lesão do menisco medial e/ou lateral. A instabilidade do joelho, causada pela ruptura do ligamento cruzado anterior, pode levar a lesão de outras estruturas com o passar do tempo as principais são, novamente, os meniscos que servem de estabilizadores secundários do joelho. Ou seja, caso os meniscos não tenham sido afetados no trauma inicial eles podem ter sido lesionados com o passar do tempo.
      Como citado anteriormente os meniscos, e também a musculatura anterior da coxa, são estabilizadores do joelho. A sua segunda lesão pode ter ocorrido por uma fraqueza da musculatura anterior do joelho e/ou lesão dos meniscos, que fez com que seu joelho estivesse mais instável e em um momento de carga, corrida em linha reta, fez com que houvesse o falseio. Não necessariamente foi uma nova lesão, mas sim a instabilidade do joelho que você não havia sentido antes.

      Dr. Guilherme Barroso - Especialista em Cirurgia do Joelho

      Excluir
  4. qual a diferença entre o enxerto flexores e patelar
    vantagens e desvantagens..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que a melhor maneira de responder à sua pergunta é explicando a maneira como retiramos o enxerto, sua configuração pós retirada, o pós-operatório imediato e o pós-operatório a longo prazo.

      Enxerto de tendão patelar:
      Retirada realizada com uma serra óssea da região anterior do joelho, retirada parte da patela, do tendão patelar e da tuberosidade anterior da tíbia. O enxerto será então de osso-tendão-osso. A fixação do enxerto nos túneis ósseos será contato osso - osso, o que causará uma cicatrização mais rápida do enxerto dentro dos túneis ósseos. O pós-operatório do enxerto patelar costuma ser mais doloroso, pois há uma osteotomia da patela e da tíbia que geram dor, pode demorar mais para o retorno as atividades rotineiras, mas a curto prazo o tendão patelar será integrado mais rapidamente, o que pode permitir o retorno mais rápido ao esporte. A longo prazo a força e resistência dos neo-ligamentos são iguais, haverá área de perda de sensibilidade (parestesia) na região anterior do joelho e pode haver tendinite do tendão patelar.

      Enxerto dos tendões flexores (grácil e semitendíneo)
      Retirada realizada com bisturi e um equipamento especial (sem cortes ósseos). O enxerto será então tendão-tendão. A fixação do enxerto nos túneis será osso-tendão, a cicatrização será mais demorada. O pós-operatório costuma ser menos doloroso, o retorno as atividades rotineiras costuma ser mais rápido, porém o retorno ao esporte costuma ser de 5 a 6 meses. A longo prazo a força e resistência dos neo-ligamentos são iguais, pode haver área de parestesia na região de retirada do enxerto.

      Dr. Guilherme Barroso - Especialista em Cirurgia do Joelho.

      Excluir
  5. quais as chances de ter tendinite no joelho apois a retirada do tendão patelar...para cirurgia da LCA e se tendinite tem cura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As informações sobre incidências da tendinite patelar não são muito especificas, dois artigos mostram incidência de 1,3% e 0,5%. A tendinite patelar está relacionada a um protocolo de reabilitação muito agressivo. Com os protocolos que estão sendo utilizados na atualidade, poucos são os casos descritos.
      A tendinite patelar tem cura através de um protocolo de fisioterapia e também tratamento cirúrgico.

      Dr. Guilherme Barroso - especialista em cirurgia do joelho

      Excluir
  6. olá
    fiz uma lesão de stress no calcâneo esquerdo. fiz fisioterapia e fiquei um tempo em repouso.
    quando fui ao especialista, ela já estava praticamente curada, porque eu vinha tratando como se fosse uma tendinite decorrente da artrite psoriática que tenho.
    ele liberou transport e bike e disse que demoraria para correr. as demais atividades, como agachamentos e afins eu deveria fazer seguindo o bom senso e o limite da dor.
    tudo ia perfeitamente bem até eu me empolgar demais e fazer uma aula de jump.. senti muita muita dor e, depois disso, só piorei.
    comecei o antiinflamatório e bastante gelo.
    também comecei a fisio.
    parei com impacto e só estou fazendo transport/bike e musculação para superiores.
    estou preocupada pq agora a dor é meio bilateral e também com uma grande dúvida: eu poderia ter fraturado novamente? o que se deve fazer? o que isso acarreta? o que quer dizer?
    que medidas devo tomar? não suportaria mais ter de me privar da atividade física.
    na primeira vez, em dez/início de janeiro parei um bom período e tomei corticoides diariamente, duas vezes por dia e até injetável.
    ganhei peso e não quero acumular mais.
    o que posso fazer?

    muito obrigada

    ResponderExcluir