quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Por Dr. Alexandre Pimpão - Especialista em Joelho - Clínica Artro

O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é o ligamento mais lesado do corpo humano, corresponde a 80% das lesões traumáticas do joelho, sendo mais comum no sexo masculino. Tem a função de impedir o movimento de translação anterior da tíbia em relação ao fêmur.
A maioria das rupturas ocorre em pessoas que praticam esportes que exigem mudança rápida de direção, geralmente sem que haja o contato físico no momento da lesão. O trauma ocorre quando o pé fica fixo no chão e o corpo gira, fazendo rotação interna do joelho e valgo. Durante a entorse é referido um estalido audível ou perceptível, edema precoce e impossibilidade de prosseguir na atividade. O exame físico esclarece o diagnóstico e o exame de imagem define a lesão do LCA e se existe alguma lesão associada.
Tratamento
A decisão do tratamento a ser realizado depende de diversos fatores, sendo eles: o envolvimento em atividades esportivas e a presença concomitante de lesões associadas (como lesão de menisco, lesão condral e lesões ligamentares associadas). A idade deixou de ser um fator determinante na decisão do tratamento.
A tendência mais atual é pela reconstrução anatômica do LCA, onde se deve escolher o enxerto a ser utilizado na ligamentoplastia, considerando o tipo de esporte praticado e o nível de demanda.
O neoligamento pode ser formado por Tendões Flexores do Joelho ou Tendão Patelar. Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada um.
Tendões Flexores do Joelho
Vantagens: incisão menor e menos dor no pós-operatório .
Desvantagens: tempo maior para integração do enxerto.
Tendão Patelar
Vantagens: integração mais rápida do enxerto com retorno precoce aos esportes.
Desvantagens: maior incidência de dor na região anterior do joelho, dificuldade de permanecer ajoelhado e fraqueza do quadríceps.
 
O retorno completo aos esportes acontece, em média, seis meses após a cirurgia. A taxa de sucesso é de aproximadamente 95% dos casos.
 
"No ano de 2012 foram realizadas mais de 200 reconstrução do LCA pelos médicos  Artro Clínica."

Nenhum comentário:

Postar um comentário