terça-feira, 20 de agosto de 2013

LOMBOCIATALGIA

Por: Dr. Luiz Gustavo Dal´Oglio da Rocha - Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral.

A lombociatalgia é ocasionada por patologia originada nas raízes lombossacrais, processo este conhecido como radiculopatia. Diversas situações podem estar relacionadas com a radiculopatia. Entretanto, a hérnia discal, que consiste de um deslocamento de material do disco intervertebral para dentro do canal vertebral, é a principal e mais frequente causa. Pode irritar raízes nervosas ou o saco dural levando ao quadro de lombociatalgia ou ciática ocasionada pela radiculopatia. A relação entre ciatalgia e a hérnia discal foi descrita por Mixter e Barr ainda no inicio do século passado.
A hérnia discal é a patologia mais frequentemente associada aos processos degenerativos da coluna lombar e também a principal causa de tratamento cirúrgico. A lombociatalgia pode ser ocasionada por outras entidades clinicas como e estenose lombar, cistos sinovias e inclusive lesões de origem tumoral, que fazem parte do diagnóstico diferencial.
O tratamento conservador é a regra para tal patologia, porém a cirurgia tem frequentes indicações. Os procedimentos cirúrgicos evoluíram desde as ressecções transdurais, passando pela discectomia aberta, microdiscectomia até os procedimentos endoscópicos e percutâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário