
Antes, vamos dirimir uma dúvida: luxação é a perda do contato ósseo entre duas articulações. Ou seja, ocorre quando há um deslocamento e a “junta sai do lugar”. Pode acontecer com qualquer articulação e, ao contrário do que muita gente pensa, o termo luxação não deve ser utilizado para qualquer entorse, escoriação ou trauma de menor intensidade. Luxação é, assim como a fratura exposta, uma das urgências em ortopedia e deve ser tratada da forma mais rápida possível, para evitar complicações posteriores. Outro fato que deve ser considerado no tratamento é que quanto mais jovem for o paciente à época do primeiro episódio, maior a chance de recidiva.
Já em relação ao tratamento há pouca controvérsia. Entende-se que já a partir do segundo episódio o tratamento deve ser cirúrgico. A maior discussão se concentra nos casos de primeiro episódio. Alguns ortopedistas acham que o ideal é tratar cirurgicamente já no primeiro caso, pois a chance de recidiva é alta. Outros acham que sempre vale a pena dar “mais uma chance” ao ombro, e deixar o tratamento cirúrgico a partir de uma eventual segunda luxação.
Na ARTRO, o paciente tem todas as informações, de maneira clara e didática, sobre a instabilidade (luxação) do ombro e as melhores opção de tratamento ao seu alcance. Se você é um desses pacientes cheios de dúvidas, nos procure. Teremos o maior prazer em orientá-lo da melhor maneira possível.
Pela quarta vez,meu ombro esquerdo saiu fora do lugar dormindo.Gostaria de saber porque isso acontece e como posso tratar. Estou de tipoia a treze dias, coloco gelo tres vezes ao dia e dou um choque térmico uma vez ao dia. Tenho muito medo, pois sou motoqueira e queria saber se há possibilidade de acontecer no transito?
ResponderExcluirVocê provavelmente é portadora de luxação recidivante do ombro, e seria importante procurar atendimento médico para orientá-la sobre o tratamento que, no seu caso, muito provavelmente é cirúrgico.
ResponderExcluir