quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PACIENTES COM LUXAÇÃO DO OMBRO SÃO MAL INFORMADOS SOBRE SUA DOENÇA.

Quem pratica atividade física, principalmente de contato, como futebol ou artes marciais, quase sempre conhece alguma história de alguém que já “tirou o ombro do lugar”. Às vezes uma única vez. Às vezes, contam-se os episódios às dezenas. Mas parece que as pessoas estão mal informadas sobre esse problema, pois um trabalho publicado na Revista Brasileira de Ortopedia no mês passado mostrou que poucos sabem exatamente sobre a gravidade da lesão e menos ainda sobre como tratar. Apenas 22% dos pacientes citados pelo estudo receberam orientações adequadas sobre a doença e o seu tratamento. E nenhum – zero – recebeu orientações de por quanto tempo deveria ficar imobilizado.

Antes, vamos dirimir uma dúvida: luxação é a perda do contato ósseo entre duas articulações. Ou seja, ocorre quando há um deslocamento e a “junta sai do lugar”. Pode acontecer com qualquer articulação e, ao contrário do que muita gente pensa, o termo luxação não deve ser utilizado para qualquer entorse, escoriação ou trauma de menor intensidade. Luxação é, assim como a fratura exposta, uma das urgências em ortopedia e deve ser tratada da forma mais rápida possível, para evitar complicações posteriores. Outro fato que deve ser considerado no tratamento é que quanto mais jovem for o paciente à época do primeiro episódio, maior a chance de recidiva.
Já em relação ao tratamento há pouca controvérsia. Entende-se que já a partir do segundo episódio o tratamento deve ser cirúrgico. A maior discussão se concentra nos casos de primeiro episódio. Alguns ortopedistas acham que o ideal é tratar cirurgicamente já no primeiro caso, pois a chance de recidiva é alta. Outros acham que sempre vale a pena dar “mais uma chance” ao ombro, e deixar o tratamento cirúrgico a partir de uma eventual segunda luxação.
Na ARTRO, o paciente tem todas as informações, de maneira clara e didática, sobre a instabilidade (luxação) do ombro e as melhores opção de tratamento ao seu alcance. Se você é um desses pacientes cheios de dúvidas, nos procure. Teremos o maior prazer em orientá-lo da melhor maneira possível.

2 comentários:

  1. Pela quarta vez,meu ombro esquerdo saiu fora do lugar dormindo.Gostaria de saber porque isso acontece e como posso tratar. Estou de tipoia a treze dias, coloco gelo tres vezes ao dia e dou um choque térmico uma vez ao dia. Tenho muito medo, pois sou motoqueira e queria saber se há possibilidade de acontecer no transito?

    ResponderExcluir
  2. Você provavelmente é portadora de luxação recidivante do ombro, e seria importante procurar atendimento médico para orientá-la sobre o tratamento que, no seu caso, muito provavelmente é cirúrgico.

    ResponderExcluir