quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bursite posterior do tendão de Aquiles

A bursite posterior do tendão de Aquiles (deformidade de Haglund) é uma inflamação do saco de líquido sinovial (bolsa) localizado entre a pele do calcanhar e o tendão de Aquiles (o tendão que une os músculos da barriga da perna ao osso do calcanhar).

Esta perturbação manifesta-se principalmente nas mulheres jovens, mas também pode desenvolver-se nos homens. Pode agravar-se caso se ande de uma forma que comprima repetidamente os tecidos moles por trás do calcanhar, contra o suporte rígido posterior do sapato.

No princípio, aparece uma mancha ligeiramente vermelha, endurecida e dolorosa na face posterior e superior do calcanhar. Quando a bolsa inflamada aumenta, aparece uma tumefação vermelha por baixo da pele do calcanhar que causa dor acima do mesmo. Se a afecção se torna crônica, o inchaço pode endurecer.

O tratamento tem por objetivo reduzir a inflamação e adaptar a posição do pé no sapato para aliviar a pressão sobre o calcanhar. Podem colocar-se almofadas no calçado, de espuma de borracha ou de feltro, para suprimir a pressão por meio da elevação do calcanhar. Pode ser útil esticar a parte posterior do sapato, ou acolchoá-lo à volta da bolsa inflamada. Por vezes desenham-se sapatos especiais para ajudar a controlar o movimento anormal do calcanhar. Se estas medidas não forem eficazes, os anti-inflamatórios e o tratamento fisioterápico podem ajudar. Quando estes tratamentos não são eficazes, deve-se extrair cirurgicamente uma parte do osso do calcanhar.










Dúvidas? Faça suas perguntas aos Drs. Eduardo Rocha e Roberson Matunaga, ambos especialistas em pé e tornozelo da Clínica Artro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário