quinta-feira, 9 de maio de 2013

ESCOLHA O CALÇADO CERTO

Matéria com Dr. Eduardo Fanchin Rocha para o Jornal O Estado do Paraná.
 
Em nome da moda e beleza, as pessoas, principalmente as mulheres, escolhem calçados inadequados e conquistam calos, joanetes, problemas na coluna e outras deformidades. Dr. Eduardo Fanchin Rocha, especialista em cirurgia do pé e tornozelo da Artro Clínica de Ortopedia, ressalta a importância dos cuidados na hora de comprar os sapatos. Ao escolher, deve-se levar em conta para qual atividade o calçado se destina. Sempre é bom lembrar que o calçado deve ser construído para os seus pés e não somente para o gosto estético. No caso dos atletas profissionais, esse cuidado deve ser ainda maior, levando-se em conta o conforto, o formato dos pés e até mesmo alguma possível anomalia física.
Dr. Rocha diz que um estudo realizado com atletas em atividades esportivas intensas e regulares, constatou que 77% deles apresentavam pés caracterizados como neutros, sem desvios para plano ou cavo; 13% evidenciaram pés do tipo plano e 10% do tipo cavo. O médico ressalta que cada fabricante usa formas com parâmetros diferentes, assim a mesma numeração pode variar entre os fabricantes. Então, para uma escolha correta do comprimento do calçado, deve-se experimentá-lo em pé, com todo o peso do corpo.
É importante observar a existência de uma distância de meia ou uma polegada entre a ponta do dedo mais longo e a extremidade posterior do calçado. Outro teste importante é simular uma freada brusca e observar se isso causa desconforto aos pés. Também é preciso provar o calçado com meia apropriada para a atividade pretendida.
Um detalhe que o especialista lembra é de que, apesar de parecer irrelevante, o horário da compra do novo calçado é muito importante, pois os pés têm a tendência de ficar mais edemaciados no fim do dia, levando-se a comprar calçados apertados. É importante provar o novo calçado nos dois pés e andar ou saltar, pois ele deve ficar sempre confortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário