terça-feira, 28 de maio de 2013

SAÚDE DO HOMEM: COMBATA A DOR NAS COSTAS

 "Buscar melhorar a postura é um bom começo para aliviar as dores".
Por: Dr. Luiz Gustavo Dal´Oglio da Rocha, especialista em Cirurgia de Coluna Vertebral da Artro Clínica.


É comum muitos homens se queixarem de dores nas costas, pois grande parte da população já sofreu ou ainda sofre com este problema. De acordo com o ortopedista, especialista em cirurgia da Coluna Vertebral, Dr. Luiz Gustavo Dal´Oglio da Rocha, existem muitos casos de dor na região das "costas", seja cervical, dorsal ou lombar, que realmente podem estar relacionadas a doenças na coluna vertebral. "Porém, a grande maioria dos casos de dores nesta região tem relação com situações menos severas, como o sedentarismo, o estresse, grandes esforços, ganho de peso e outras causas relacionadas", explica.
Para reverter esta situação, buscar melhorar a postura é um bom começo para aliviar as dores. A melhora postural tem relação com a manutenção de qualidade física adequada, por isso, o alongamento e o condicionamento físico previnem vícios posturais. "Além disso, a postura tem relação com a ergonomia, principalmente, no ambiente de trabalho, que deve ser avaliada pela medicina laboral", comenta Dr. Luiz Gustavo.
O ganho de qualidade física por meio de atividade de alongamento e fortalecimento muscular pode ajudara resolver o problema ou, pelo menos, diminuir as dores. "É possível curar a má postura e as dores nas costas. Na maioria dos casos, estes problemas são resolvidos com medidas simples, como mudanças de hábitos e a prática de exercícios físicos adequados". Nos casos de dor intensa ou sem  melhora com estas medidas, o ortopedista deve ser consultado.

Artigo publicado em uma revista de circulação pública:

Nenhum comentário:

Postar um comentário