quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DOR NO OMBRO?

"A dor no ombro não escolhe idade, sexo e nem mesmo a condição social"

Por apresentar anatomia peculiar e grande amplitude de movimento, o ombro é o local de processos micro traumáticos e degenerativos que, em última análise, levam a alterações das estruturas que o compõe (músculos, tendões, ligamentos e cartilagem).
Corresponde a 20% das queixas dos pacientes que procuram os consultórios ortopédicos e de fisioterapia, sendo superado apenas pelas patologias da coluna vertebral.
As causas são variadas, entre elas o encurtamento musculas, falhas posturais e atividades profissionais ou recreacionais. Atividades profissionais exigem movimentos repetitivos dos braços acima da linha dos ombros ou postura inadequada fazem de seus executores alvos fáceis desse tipo de lesão. Esportes como, tênis natação, vôlei e handebol também predispõem seus praticantes a lesões. Existe ainda uma estreita relação do problemas com o tabagismos, que leva à redução do calibre dos vasos sanguíneos dos tendões, favorecendo o surgimento das tendinopatias.
A dor quase sempre é insidiosa, podendo irradiar para o braço e pescoço, e aumentar com a repetição de movimentos. Outra importante característica é a dor noturna, que fica mais intensa com a pessoa deitada, independentemente da posição. A perda de força para realizar atividades de elevação do braço é um sinal de possível ruptura dos tendões. A quase totalidade das tendinopatias ocorre no manguito rotador, um conjunto de quatro músculos e tendões (supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular) responsáveis pela movimentação e estabilidade da principal articulação do ombro (a articulação glenoumeral). Apresenta um caráter progressivo, podendo evoluir para a ruptura dos tendões caso um tratamento específico não seja realizado.
Tratamento medicamentoso, mudança nos hábitos de vida e reabilitação fisioterápica proporcionam melhora para a grande maioria dos casos de tendinopatias e lesões parciais dos tendões. As lesões que não apresentam melhora com o tratamento clínico, assim como as rupturas extensas dos tendões são tratadas cirurgicamente. A Artroscopia é um método de cirurgia minimamente invasiva através do qual a limpeza dos processos inflamatórios e reparo das lesões tendinosas do ombro. Apresenta como vantagens: estética por ser realizada através de pequenas incisões, menos dolorosa e rápida recuperação por não necessitar abertura dos grandes músculos que recobrem o ombro.
 
Caso você esteja com sintomas parecidos aos descritos acima, procure um médico especialista na área para correto diagnóstico e tratamento.
 
Especialistas em Ombro da Artro Clínica de Ortopedia: Dr. Álvaro Chamecki, Dr. Armando Secundino e Dr. Guilherme Gonzalez.
Veja o currículo de cada médico: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário