quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

"SE MEUS JOELHOS NÃO DOESSEM MAIS.."

Artigo publicado na revista Planeta Fut 7
Por: Dr. Murilo Santos - especialista em Cirurgia do Joelho da Artro Clínica de Ortopedia
Dr. Lorenzo Moraes - Fisioterapeuta da Artro Clube de Reabilitação e Atividade Física


 
No Brasil, o futebol 7 praticado em gramados sintéticos tem ganho um grande número de "atletas" nos últimos anos. As lesões mais comuns no futebol 7 acometem a articulação do joelho e tornozelo. Estão relacionadas a diversos fatores como: idade, peso, nível de condicionamento cardiovascular e musculoesquelético, nutricionais, entre outros.
Outro fator relevante é o equipamento esportivo. Desde o tipo de roupa e principalmente o tipo de tênis. Para cada tipo de piso deve-se usar um solado apropriado. Em caso de piso mais "ralo" é recomendável solado liso ou quando piso com grama "alta" pode-se usar com travas baixas. Estes tênis apropriados reduzirão o impacto sobre as articulações e não prendem os pés nas mudanças de direção que ocorrem com frequência no esporte.
Uma das lesões mais graves que ocorrem no joelho é a ruptura do ligamento cruzado anterior, que se localiza no centro da articulação. A sua rotura ocorre principalmente em esportes que exigem muita rotação, onde muitas vezes o pé pode ficar no chão e o corpo rodar sobre o joelho. Entretanto, 75% dos atletas acometidos, machucam sozinhos, sem qualquer interferência de outro atleta.
A maioria dos jogadores são praticantes esporádicos da atividade física, os chamados "atletas de finais de semanas", que possuem qualquer orientação e manutenção da qualidade física, em exemplo, alongamentos diários, treinos específicos para o esporte, musculação alimentação adequada e nutrição pré e pós exercício.
É importante ressaltar a importação de atividades que previnem lesões no esporte. Baseia-se entre outras atividades, na propriocepção articular, que é a capacidade das articulações em perceber sua posição e orientação no espaço promovendo o equilíbrio postural e a realização de diversas atividades práticas.
Alguns exemplos de treinos proprioceptivos são os exercícios realizados em desequilíbrio corporal, utilizando-se de cama elástica, balanço e tábua de equilíbrio. Há evidências científicas que o treinamento preventivo, constituído de exercícios de flexibilidade, fortalecimento muscular, pliométricos e de propriocepção, são capazes de diminuir em até 80% a chance de ocorrer uma lesão.
Infelizmente , mesmo o atleta utilizando-se desses meios citados para a prevenção da lesão, essas podem ocorrer, visto que o futebol é um esporte de grande contato físico e com uma dinâmica corporal diferente de vário esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário