terça-feira, 21 de janeiro de 2014

LOMBALGIA

"Cerca de 80% da população apresenta alguma crise de lombalgia durante a vida".


Pessoas sedentárias e atletas de alto desempenho estão mais propensos a esta situação por motivos antagônicos. Indivíduos sedentários costumam apresentar fraqueza e encurtamento da musculatura causando uma sobrecarga sobre a coluna. Esportes como basquete, futebol, ginástica olímpica, golfe ou tênis oferecem à coluna grandes cargas de estresse, absorção de pressão, torções, giros e, até mesmo, lesões de impacto. A coluna lombar, por sua característica de ser mais móvel está mais suscetível às lesões.
As causas mais comuns de dor lombar nos atletas são as entorses muscoligamentares e as hérnias discais.
O termo entorse ligamentar refere-se a todas as lesões de tecidos moles da coluna lombar. Os tecidos moles são os músculos, nervos, ligamentos, tendões e vasos sanguíneos ao redor da coluna vertebral. Estas são provavelmente as mais comuns lesões esportivas. Estas lesões são diagnosticas por exclusão, o que significa que o diagnóstico é oferecido após todas as outras causas de dor serem descartadas. São geralmente autolimitadas, curam com o tempo, mesmo sem tratamento apropriado, algumas vezes uma reabilitação é necessária. Os discos intervertebrais são estruturas que agem como amortecedores entre as vértebras na coluna. Ele é composto de um anel fibroso e de um núcleo pulposo.
A hérnia de disco ocorre quando a pressão sobre o ânulo fibroso é tão grande que este rompe. Ao romper, o núcleo pode se deslocar (herniar) para dentro do canal vertebral colocando em risco as raízes nervosas. Quando as raízes nervosas se tornam pressionadas e doentes ocorre um padrão de dor e dormência que vai desde a coluna lombar, irradia posteriormente a coxa, abaixo do joelho afetando a panturrilha e até o pé. Está é chamada dor ciática, causada pela hérnia de disco - quando costuma ter uma evolução bastante favorável e o atleta pode voltar à sua condição física inicial. Cada uma destas patologias apresenta uma característica e é de suma importância o diagnóstico precoce para instituir o tratamento adequado. Desta forma as chances de recuperação rápida e retorno ás atividades no mesmo nível são maiores.
 
 
Conheça os especialistas em cirurgia da coluna: Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário