terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PREVINA-SE E EVITE A LESÃO DO LIGAMENTO CRUZANDO ANTERIOR DO JOELHO



Nos últimos anos, houve um aumento no número de praticantes de atividades desportivas, principalmente entre as mulheres. Junto a este maior número de atletas, cresceu também a quantidade de lesões do joelho, como rupturas ligamentares que podem ser evitadas com um bom programa preventivo.
O futebol e alguns esportes radicais, atividades que já foram permeadas quase exclusivamente por homens, têm atraído bastante o público feminino, principalmente as adolescentes. As chances destas em apresentar lesão do ligamento cruzado anterior é 4 a 6 vezes maior que o homem. A recuperação é lenta, podendo durar em média 6 meses.
Se uma lesão ligamentar ocorre na adolescência, o mais recomendado é o tratamento cirúrgico. A tentativa de postergar a cirurgia para idade adulta pode causar outras alterações com consequências mais sérias. Pois, apesar do avanço das técnicas cirúrgicas, uma ruptura do ligamento cruzado anterior associada a danos da cartilagem e do menisco, acarreta em um aumento da ocorrência de artrose na articulação.
A boa notícia é que a maioria das lesões do joelho acontece em movimentos onde não há contato com outro adversário, ou seja, podem ser evitadas. As principais medidas preventivas envolvem a observação do desequilíbrio na força muscular e da biomecânica dos movimentos do atleta. O desequilíbrio muscular pode ser evitado com o fortalecimento dos glúteos, isquitoibiais (músculos posteriores da coxa) e gastrocnêmios (músculos da panturrilha), já que o aumento da força nesses grupos musculares estabiliza o joelho.
O alongamento é o último cuidado preventivo para lesões de joelho. É importante alongar somente após os exercícios, focando na musculatura posterior e anterior da coxa. Quando bem alongada, essa musculatura diminui a pressão na região anterior do joelho, reduzindo dores, bem como a ocorrência de tendinites.
Para auxiliar na prevenção das lesões ligamentares, alguns times adotaram programas específicos durante a temporada de treinos e competições. Os programas duram em média 20 minutos e são incorporados à rotina de treinamento, com ênfase no equilíbrio muscular, noção espacial, estabilidade, fortalecimento e resistência. Programas como esse são muito efetivos, reduzindo em 50% as lesões ligamentares em atletas do sexo feminino e em 85% em atletas masculinos. Assim, fica evidente que, apesar das técnicas cirúrgicas apresentarem excelentes resultados, para prevenir lesões e cirurgias invasivas, a solução é incorporar um bom programa de prevenção à rotina de treinamento dos atletas, sejam eles amadores ou profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário