
A ARTRO deseja a todos aqueles que participaram ativamente desse nosso primeiro ano de vida (pacientes, funcionários, colaboradores, leitores do blog), um ótimo e saudável ano novo!

A mais nova moda (aqui sem conotação pejorativa) do tratamento na medicina esportiva é conhecida por três letrinhas: PRP. Significa Plasma Rico em Plaquetas e é uma nova alternativa de tratamento para algumas lesões. De descoberta muito recente (faz menos de oito anos que seu uso foi melhor definido e os estudos avançaram), foi inicialmente utilizado na Ortopedia com a intenção de acelerar a consolidação de fraturas, mas foi primeiramente empregado pelos cirurgiões plásticos no começo da década de 90. 
Uma revista científica americana publicou no mês passado um estudo onde ratificou uma dúvida que havia anos martelava a cabeça de alguns médicos. Depois de mais de 10 anos de pesquisa, acompanhando quase 60 mil pacientes entre homens e mulheres, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o acúmulo de gordura na barriga (homens) e nos quadris (mulheres) aumenta o risco de formação de coágulos nas veias (trombose) que podem se desprender e chegar até os pulmões, causando uma embolia pulmonar, mesmo naquelas pessoas que não tem nenhum outro fator de risco para trombose. O detalhe é que esse estudo acompanhou pessoas com peso normal, ou ligeiramente acima dele, e não aqueles obesos mórbidos.



.jpg)
Estudo australiano publicado na revista "Arthritis & Rheumatism" mostrou que baixos níveis de vitamina D estão associados à perda de cartilagem nas articulações (artrose) dos joelhos de indivíduos mais velhos. De acordo com o estudo, pessoas com níveis insuficientes de vitamina D perdem 1,5% mais cartilagem por ano do que aquelas com níveis adequados. Os pesquisadores avaliaram 880 pessoas entre 51 e 79 anos - de ambos os sexos - durante um período de 3 anos, e notaram que apenas uma maior exposição aos raios solares (que na verdade é o que "ativa" a vitamina D no organismo) é suficiente na maioria dos casos para manter essa vitamina em bom nível, sem a necessidade de suplementação oral.
.jpg)